Fundação Carmélia divulga lista de primeiros credenciados para fazer filmes e séries

03/12/2025 16h48

A Fundação Carmélia acaba de divulgar a primeira lista de profissionais do audiovisual credenciados para trabalhar em séries e telefilmes documentais que serão produzidos pela TVE, por meio do Núcleo de Produção de Conteúdo Original (NPCO). A lista está disponível no site da instituição

Os profissionais serão convocados nas seguintes funções: operador de câmera; assistente de câmera, eletricista chefe (gaffer); assistente de eletricista; produtor de set; assistente de produção; técnico de som direto; maquiador; pesquisador; diretor; assistente de direção; diretor de fotografia; produtor executivo; editor de som; editor/montador; finalizador/videografista; e roteirista. 

A lista traz também o nome daqueles que tiveram o pedido indeferido. Nesse caso, esse pode ser refeito, observando-se os problemas ocorridos na primeira inscrição. 

As regras para seleção e contratação estão no Edital de Credenciamento 003/2025, que permanece aberto até o final de 2026. Será possível solicitar credenciamento até 31 de dezembro do ano que vem e, até lá, a Fundação Carmélia vai divulgar nova lista de deferidos e indeferidos periodicamente. 

Quem teve o pedido de credenciamento deferido não precisa fazê-lo novamente, pois constará automaticamente nas novas listas. Porém, quem realizou trabalhos no período e quiser aumentar a pontuação pode optar por demandar novo credenciamento - nessa situação cabe salientar, no entanto, que o credenciamento anterior será cancelado e o demandante perderá a vantagem relacionada à ordem de inscrição. 

Quem teve o requerimento deferido poderá ser convocado para as próximas etapas em momento oportuno, devendo ficar atento à sua caixa no E-Docs e às publicações no site da Fundação Carmélia.

O Núcleo de Produção de Conteúdo Original (NPCO) foi lançado no mês passado pela TVE. A previsão é lançar cinco telefilmes ou séries documentais até o final do próximo ano. O diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, observa que a importância do novo núcleo está não apenas no aumento da produção de trabalhos que falem sobre a história, os personagens e o patrimônio cultural, turístico e natural capixabas, mas também no fomento do setor audiovisual no Estado. 

“O Núcleo de Produção de Conteúdo Original responderá pela produção de cinema na TVE, lançando filmes e séries que falam sobre o nosso Estado, que falam sobre a gente. Além de transmitidos pela nossa emissora pública, os trabalhos terão potencial para ser exibidos em outras emissoras públicas do País e pela TV Brasil. Além disso, contratar profissionais do audiovisual é impulsionar um setor que é tão importante para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma Pontini. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm