TVE transmite quase 100 jogos do futebol capixaba em 2025
A TVE transmitiu ao longo deste ano quase 100 jogos do futebol capixaba. Com o término dos campeonatos profissionais locais de 2025, a emissora contabiliza nada menos do que 96 partidas transmitidas ao vivo na TV aberta e em seu canal no YouTube.
Para isso, percorreu 12 estádios em 11 municípios de norte a sul do Estado: além de Cariacica, onde os times jogaram no Kleber Andrade e no Engenheiro Araripe, nossa equipe passou por Vitória, Serra, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, Jaguaré, Ibiraçu, Castelo, Nova Venécia, Águia Branca e Vila Valério.
Os campeonatos profissionais realizados pela Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) terminaram no último sábado (11), com a vitória do Serra sobre o Forte FC por 1 a 0 na Série B. Foi o último dos 225 gols narrados pela equipe TVE ao longo do ano.
As câmeras mostraram, ao todo, o embate entre 23 equipes, reunidas em cinco campeonatos locais desde janeiro - Capixabão Série A, Série B, Copa ES, Sub-20 e Feminino -, além da Vitória Cup.
Em todos os torneios, a arbitragem contou com a ajuda do VAR, que torna o futebol no Estado cada vez mais justo. A partir de uma parceria entre a TVE e a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), foi criada este ano na sede TVE a central do VAR, que permitiu que um maior número de partidas fosse realizado com o auxílio da arbitragem de vídeo.
O diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, destaca que a transmissão de quase 100 jogos de futebol realizados no território capixaba é reflexo da política de valorização do esporte, que visa não apenas o incentivo à cultura do futebol, mas principalmente a ampliação do esporte como motor importante na economia local.
“A TVE vem passando por reestruturação, graças aos investimentos do Governo do Estado, e isso nos permite dar a atenção que o futebol capixaba, seus atletas, dirigentes, torcedores e anunciantes merecem, com uma cobertura que envolve cada vez mais profissionalismo e inovação. Como resultado, estamos vendo o público voltar às arquibancadas e aumentar a audiência na TV e no YouTube. O futebol está além de uma cultura, é ainda uma atividade econômica importante, que gera emprego e renda para muita gente e é muito gratificante para a nossa equipe ver os resultados dos trabalhos para a sociedade”, avalia Pontini.
O presidente da Federação de Futebol, Gustavo Vieira, ressalta o papel da TVE no futebol do Estado e comemora os resultados das transmissões. “Mais uma vez, nossa TV pública dos capixabas esteve ao lado dos nossos clubes, levando emoção e tradição local para milhares de lares, durante o ano de 2025. O trabalho da TVE é mais do que uma transmissão: é uma ponte entre o futebol, os clubes e o grande público. É o reconhecimento do nosso talento local. Agradecemos ao Governo do Estado, à equipe da TVE e a todos que acreditam no nosso futebol. Juntos, estamos construindo uma nova história para o esporte capixaba”, comemora o dirigente.
Anunciantes
A confiança nas transmissões profissionais e exclusivas da TVE gera aumento de audiência por parte do público e também o interesse de novos anunciantes. “Foi uma experiência muito boa para nossa marca, que teve boa visibilidade e foi vista como parceira do futebol capixaba”, relata Éder Nascimento, Líder Comercial da Mizu, marca que entrou pela primeira vez em 2025 como patrocinadora das transmissões de futebol da emissora.
Além da Mizu, o Sicoob esteve como principal patrocinador da Copa ES por mais um ano, mostrando que o investimento no esporte traz retorno para as marcas. Outras empresas capixabas também investiram em mídia ou ações de ativação durante o campeonato, como MedSênior, Multivix, ES Gás, Lotes CBL e Ecovias Capixaba.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm




