Casagrande faz balanço da gestão em entrevista à TVE e à Rádio Espírito Santo FM

23/12/2025 14h05
Foto: Helio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, fez nessa segunda-feira (22), um balanço de sua gestão. As informações foram passadas durante uma entrevista ao vivo no programa ‘Sintonia do Povo’, na Espírito Santo FM 89.1, e também no ‘TVE Notícias’, na TVE.

A entrevista foi conduzida por Zé Capiau, apresentador do programa ‘Sintonia do Povo’, e pelos jornalistas Alessandra Bruno e Gabriel Cavalini. Eles abordaram temas como saúde, educação, mobilidade e comunicação pública, dentre outros.

Na ocasião, Casagrande avaliou como “muito positiva” a criação da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, responsável pela gestão das emissoras. A partir da Fundação, foi possível iniciar o processo de modernização da comunicação pública, com a contratação de pessoal e investimentos na produção de conteúdos; em tecnologia, que vai permitir cobertura das emissoras em todo o território capixaba; e em infraestrutura, com a reforma e revitalização do Centro Cultural Carmélia.

“Foi muito bom a gente ter transferido a comunicação do Estado para a Fundação. A gente sabe da importância da comunicação pública e precisa dela como fonte de entretenimento e informação de qualidade”, disse o Governador.

O governador falou ainda sobre a importância da valorização da cultura local, um dos pilares da programação da TVE e da Espírito Santo FM. Ele recordou que a atenção dada à cultura e aos artistas favorece o sentimento de pertencimento, pois é a partir da cultura que se forma a identidade.

“O Espírito Santo é um estado pequeno territorialmente e em população, mas é muito diverso, com riqueza ambiental, climática, de relevo, cultural, na formação do nosso povo… a gente tem uma formação diversa e essa é a nossa identidade. A diversidade é a nossa unidade, é o que nos representa. A gente tem uma diversidade e isso precisa ser conhecida. A gente só gosta daquilo que conhece”, disse.

Esporte, agricultura e turismo

Casagrande destacou, também, a importância das emissoras na valorização do esporte capixaba. A TVE fecha 2025 com a transmissão de quase 100 partidas de futebol ao vivo, número que deve ser ultrapassado ano que vem. Ele lembrou que isso é benéfico para o público, os clubes e, principalmente, para os atletas. “A TVE mudou o futebol capixaba em termos de visibilidade. Isso joga luz também sobre nossos atletas. A pessoa pode ser um excelente jogador de futebol, mas é preciso ter alguém para mostrar isso”, observou.

O chefe do Poder Executivo comemorou, ainda, o lançamento, em outubro, do programa ‘Culturas do Campo’, focado na importância da agricultura familiar no Estado e transmitido para todo o País pela TV Brasil, e também o lançamento de um programa sobre turismo, previsto para o próximo mês. As atrações estão em sintonia com a política de divulgação do Espírito Santo, que só foi possível após robustos investimentos em segurança pública, infraestrutura, saúde e educação.  

“Nós, o Espírito Santo, éramos um segredo bem guardado no Brasil e agora estamos sendo descobertos. Hoje o Espírito Santo é divulgado e pessoas de fora estão de olho em nosso Estado”, lembrou Casagrande, adiantando que este verão será “o melhor da história”, com número recorde de turistas.

Mudar a vida dos cidadãos

Além de destacar a importância da cultura e do turismo para o desenvolvimento do Estado, Renato Casagrande enfatizou que suas principais realizações visam a mudar diretamente a vida dos cidadãos, a partir de investimentos em áreas como saúde, infraestrutura e educação. 

“O que mais mudou a vida dos capixabas é a educação. Temos hoje 232 escolas com educação em tempo integral. Reformamos praticamente todas as escolas e vamos chegar ao início do próximo ano letivo com 80% das nossas escolas com ambiente climatizado, com salas de aula com ar-condicionado e com os 20% com obras contratadas. Isso muda a vida do professor, do servidor, do aluno, da aluna. Isso muda completamente a vida das pessoas na educação”, pontuou, entre outros exemplos. 

Em se tratando de proporcionar mais conforto contra o calorão da maior parte do ano, ele lembrou que atualmente, dos 1.650 ônibus do Sistema Transcol, 1.200 já contam com aparelho de ar-condicionado, sendo que todos já disponibilizam wi-fi aos passageiros. 

Entre várias outras iniciativas que facilitam a vida das pessoas, ele lembrou ainda de investimentos em outros setores, como a saúde: hoje, por exemplo, todos os 78 municípios contam com SAMU. Quanto à mobilidade, o Governador ressaltou a construção de ciclovias e o fim do pedágio na Terceira Ponte.  

Para rever a entrevista concedida pelo Governador Renato Casagrande no TVE Notícias, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=sYhpmVt9ISk

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm