Os jovens vieram ao Estado participar do maior congresso de Comunicação do Brasil e aproveitaram para conhecer as emissoras mais antigas do Espírito Santo.
Universitários do Mato Grosso, Rio de Janeiro e do Pará, estudantes de Jornalismo e Publicidade, tiraram a tarde desta sexta-feira (05) para conhecer os estúdios da Espírito Santo FM 89.1 e TVE. Os estudantes vieram ao Espírito Santo para participar do encontro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), realizado esta semana no Centro Universitário Faesa e, com a visita, uniram a teoria à prática.
Participaram da visita as estudantes de Jornalismo Mirian Ribeiro (Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT) e Maria Fernanda de Araújo Maia (Universidade Federal do Pará, UFPA) e os estudantes de Publicidade Julio Cesar Aguirre e Letícia Giacoia Gripp (ambos da Unilassale, no Rio de Janeiro).
Durante a visita, eles viram como é a produção de notícias, a captação e geração de imagens, a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Central do VAR e, ainda, conheceram o acervo de equipamentos históricos nos corredores, peças que marcaram diversas épocas da comunicação no Espírito Santo, como rádios, consoles de áudio e vitrolas antigas.
Eles vivenciaram um pouco de como é a operação de alguns dispositivos e até como é estar à frente das câmeras de TV ou dos microfones da rádio – um dos momentos mais divertidos foi quando entraram ao vivo no programa Sintonia do Povo, batendo um papo com o apresentador Zé Capiau.
Além de visitar os estúdios e as redações, os jovens puderam ainda conhecer um pouco dos trabalhos nos setores de marketing, mídias digitais, criação e pós-produção.
O gerente de Marketing da Fundação Carmélia, Gabriel Vogas, conta que a visita foi pensada para mostrar aos estudantes as várias possibilidades de atuação para jornalistas e publicitários dentro de uma empresa de comunicação. “O trabalho em uma emissora vai além da produção de notícias e guarda oportunidades na maioria das vezes desconhecidas pelos estudantes”, recordou.
O universitário Júlio César, de 23 anos, confirma. “Estou descobrindo a que me dedicar na publicidade e aqui eu vi outras possibilidades”, comentou. Já para Maria Fernanda Maia, 24, estudante de Jornalismo, a visita serviu para aproximá-la do que mais gosta, o jornalismo esportivo e o cultural. “A visita valeu muito, é interessante o trabalho em uma emissora pública, é muito importante!”, comentou.
Quem também elogiou a visita foi Mirian Ribeiro, de 26 anos, estudante de Jornalismo. “Foi muito legal conhecer o estúdio da TVE. Na universidade a gente pode ter os equipamentos, mas não é a mesma coisa experimentar a atividade na prática”, disse a universitária, que sonha em ser repórter de TV.