Os adolescentes conheceram a redação, os estúdios, e outros setores da Fundação Carmélia.
Eles não são jornalistas nem radialistas, mas puderam sentir um pouco da emoção e da responsabilidade de estar atrás e à frente das câmeras e dos microfones. Dez alunos da Estação Conhecimento da Serra estiveram na Fundação Carmélia na última sexta-feira (22), conhecendo a redação da TVE e Espírito Santo FM 89.1.
Durante a visita, eles puderam ver um pouco de como é a rotina da produção de notícias, do funcionamento dos equipamentos, organização das equipes, os trabalhos de tradução da programação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e até falar ao vivo na rádio, no programa Sintonia do Povo, de Zé Capiau, e simular diante das câmeras a apresentação de uma atração televisiva.
Para Lívia Lucindo, de 15 anos, a visita trouxe grande aprendizado. “O setor com que mais me identifiquei foi a rádio. Capiau nos recebeu muito bem, ensinou como funciona, brincou com a gente. Também gostei de ver como é a tradução para Libras e até aprendi algumas coisas”, comemorou.
Sua colega Rayssa Karen Salomão Santos, de 14 anos, também elogiou a visita. Ela contou que o que mais lhe chamou a atenção foi o processo de organização e produção das pautas. Rayssa sonha cursar Engenharia de Software, mas não descarta estudar Jornalismo, já que gosta e tem talento para a escrita.
Os visitantes participam do projeto Imprensa Jovem, uma das iniciativas da Estação Conhecimento da Serra. Nele, os estudantes desenvolvem atividades relacionadas à comunicação, recebendo noções para o trabalho no audiovisual, em textos e em podcasts.
A educadora de Arte e Cultura Naira Pinudo, uma das responsáveis pelo Imprensa Jovem, explica que o objetivo é desenvolver habilidades jornalísticas de comunicação, despertando o olhar para uma possibilidade de carreira e permitindo que os jovens façam a cobertura da programação da própria instituição.
“A visita à Fundação Carmélia foi muito importante não apenas porque os estudantes puderam ter contato com o funcionamento de uma redação, mas principalmente porque a TVE e a Espírito Santo FM são uma referência no que discutimos e trabalhamos no dia a dia com os eles, que é a importância do acesso à informação, com democratização do acesso e da produção de cultura e conhecimento”, destacou a professora.
A visita foi acompanhada por diversos profissionais da Fundação Carmélia. “É um prazer enorme abrir as portas para que estudantes conheçam a nossa estrutura. Mais do que isso: faz parte da essência das nossas emissoras públicas e da Fundação Carmélia, que têm a missão de promover a cidadania e fortalecer a identidade capixaba por meio da difusão de conteúdos de qualidade, inclusivos e plurais. Este compromisso com a educação e a informação acessível permeia todo o nosso trabalho, e as visitas guiadas são uma oportunidade de mostrar aos jovens que a comunicação pública é uma ferramenta poderosa para a construção de uma sociedade mais justa e participativa. Acreditamos que, ao oferecer experiências como essa, estamos contribuindo para formar cidadãos críticos e engajados, capazes de valorizar e transformar a realidade ao seu redor”, disse Juliana Esteves, Chefe de Gabinete da Fundação Carmélia, responsável pela organização das visitas.
Sobre o Estação Conhecimento
O projeto Estação Conhecimento da Serra, criado por iniciativa da Fundação Vale, atua desde 2011 na promoção de direitos de crianças e adolescentes, com foco no fortalecimento de vínculos e proteção a vulnerabilidades sociais presentes no território. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.