Representantes da Fundação Carmélia estiveram em São Paulo e também visitaram a TV Cultura e a TV Brasil.
Representantes da Fundação Carmélia estiveram em São Paulo, participando da SET Expo 2025. A feira, realizada no final de agosto, lança no País as novidades em termos de mídia e entretenimento. A SET Expo é o maior evento de tecnologia e negócios em mídia da América Latina, reunindo emissoras, fornecedores e profissionais de todo o País.
A TVE e a Espírito Santo FM 89.1 estão em processo de modernização e ampliação do sinal e, por isso, estão de olho no que há de mais recente em termos de tecnologia na captação e transmissão de imagens e sons. Para as emissoras, a participação no evento foi fundamental para acompanhar as novidades do mercado e avaliar ferramentas que podem aprimorar a qualidade técnica e o alcance da programação.
Para diretor-Geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, a participação na SET Expo 2025 é de enorme importância. “O evento nos permite acompanhar inovações tecnológicas, fortalecer nossa atuação como emissoras públicas e expandir nosso sinal para todas as regiões do Estado. Isso está alinhado à nossa missão de promover a cidadania, fortalecer a identidade capixaba e difundir conteúdos de qualidade, inclusivos e plurais. O projeto de interiorização do sinal, previsto desde a criação da Fundação, é um investimento em democracia, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a uma comunicação de qualidade”, disse.
O gerente de Tecnologia da Fundação Carmélia, Helânio Serafim, contou que o interesse da equipe foi principalmente avaliar equipamentos. “Conversamos com fornecedores de câmeras, switcher de produção e, principalmente, de itens relacionados à subida de sinal por satélite. Esses dispositivos vão permitir a expansão do sinal da TVE para cerca de 80% do Espírito Santo até o final do ano que vem. A expectativa é de que a gente comece a realizar as compras dos equipamentos ainda este ano”, contou Serafim.
O coordenador de Transmissão, Lucas Melo, também esteve na SET Expo. “A participação no evento foi essencial, uma vez que a Fundação Carmélia passa por um momento de reestruturação e modernização dos equipamentos e infraestrutura de rádio e televisão. Na ocasião, foi possível definir quais tecnologias serão adotadas na TVE Espírito Santo e na Espírito Santo FM nos próximos anos”, comentou.
A SET Expo 2025 é considerada a maior feira de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina. O evento reuniu empresas, especialistas e profissionais do setor, apresentando tendências em transmissão, produção de conteúdo e soluções digitais que impactam diretamente o futuro da radiodifusão.
TV CULTURA E TV BRASIL
Além da feira, a agenda da equipe da Fundação Carmélia em São Paulo incluiu visitas à TV Brasil e à TV Cultura. Os encontros tiveram como objetivo conhecer de perto a estrutura e os processos de trabalho dessas emissoras públicas, além de abrir espaço para diálogos sobre programação, inovação e perspectivas de cooperação. Também foi uma oportunidade de apresentar os planos da TVE para os próximos meses, reforçando o compromisso com uma programação plural, educativa e conectada às demandas do público capixaba.
As conversas destacaram a importância de estreitar laços entre as TVs públicas, fortalecendo a troca de conteúdos, a colaboração entre equipes e a construção de estratégias conjuntas que reafirmam o valor do sistema público de comunicação no Brasil.
O chefe de reportagem da TVE, Renato Rocha, contou que a viagem resultou em novas parcerias institucionais, atualização sobre tendências tecnológicas e alinhamento estratégico com outras emissoras públicas, confirmando o papel da TVE como um veículo moderno, colaborativo e essencial para a sociedade. “É fundamental estar mais próximo dos parceiros que diariamente trabalham pela comunicação pública. Essa união tem dado muito certo e só tende a crescer, fortalecendo ainda mais o papel das TVs públicas no País”, comentou o jornalista.