Evento poderá ser acompanhado no canal do Governo do Estado no YouTube, nesta quarta-feira (20), a partir das 17 horas.
A TVE vai atuar na transmissão do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes, que reconhece aqueles que lutam pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e a preservação do meio ambiente. A solenidade, aberta ao público, vai ser realizada nesta quarta-feira (20), a partir das 17 horas, no Palácio Anchieta, mas poderá ser acompanhada também pelo no canal do Governo do Estado no YouTube (https://www.youtube.com/@governoes), graças ao trabalho da equipe da emissora pública dos capixabas.
Além disso, a TVE realizará uma cobertura jornalística especial, trazendo os detalhes da premiação, com reportagens e entrevistas, reforçando seu compromisso com a informação e a promoção de temas relevantes para a sociedade.
O diretor de Conteúdo e Programação da Fundação Carmélia, Hugo Reis, observou que a atuação da TVE na transmissão da premiação desde o ano 2020 é de grande importância, não apenas para dar reconhecimento ao prêmio e ao trabalho de seus contemplados, mas também porque este está fortemente alinhado aos princípios de promoção de igualdade e diversidade da Fundação.
“A TVE e a Espírito Santo FM são emissoras públicas que compartilham o compromisso de promover igualdade e inclusão. O respeito à cidadania, à pluralidade e à diversidade são valores fundamentais para a nossa Fundação. É com base nessa premissa que conseguimos fazer a diferença, cumprindo nossa missão de promover a cidadania e fortalecer a identidade capixaba, por meio da difusão de conteúdos de qualidade e acessíveis a todos”, afirmou Reis.
Sobre o prêmio
O Prêmio Dom Luís Gonzaga, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) chega à 21ª edição. Serão entregues pelo governador do Estado, Renato Casagrande, sete troféus. O modelo foi idealizado pelo artista plástico conhecido como “Penithência”, uma peça exclusiva, produzida especialmente para a premiação há mais de 15 anos e que se tornou sua logomarca. O troféu é feito de bronze rústico polido com base de madeira, em formato de mãos, representando a proteção, acolhida, apoio e solidariedade frente aos direitos humanos e à natureza.
A organização do evento é da Secretaria de Direitos Humanos e da Comissão Especial, instituída por decreto, a quem cabe à condução do processo para a premiação, incluindo a indicação das pessoas, ações, grupos e coletivos que estão em consonância com os princípios que regem a honraria.
Os membros da Comissão indicam nomes de pessoas e instituições. Após a indicação, são avaliados os currículos, o histórico, as ações e projetos executados, havendo visitas in loco nas instituições e grupos. Posteriormente, são apresentados os relatórios de visita e a Comissão, por meio de votação, definido os homenageados da edição, cujos nomes são apresentados para ratificação por parte do governador.
Dom Luís Gonzaga Fernandes nasceu em 24 de agosto de 1926, no Estado do Rio Grande do Norte, e foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1950, em Roma, e, em 05 de dezembro de 1965, durante o encerramento do Concílio Vaticano II, também em Roma, foi sagrado bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória/ES. Permaneceu 15 anos no Espírito Santo e se destacou por sua atuação no fortalecimento e florescimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), sustentadas pela opção preferencial pelos pobres, pela defesa da vida e da dignidade humana. Em 1981, foi transferido para a Diocese de Campina Grande/PB, tendo atuado como bispo titular até 2001. Faleceu em 04 de abril de 2003, na Paraíba.
Mais informações sobre o Prêmio estão disponíveis no site https://premiodomluis.es.gov.br/