‘Curta Vídeo’ e ‘TV é Cinema’: TVE relança atrações que valorizam o audiovisual capixaba

Artistas, cineastas e pensadores do audiovisual participaram de evento no Cine Metrópolis.

Realizadores, produtores, atores, artistas, jornalistas, publicitários, acadêmicos e vários outros formadores de opinião amantes da arte e da cultura marcaram presença no Cine Metrópolis na noite da última quarta-feira (09), quando a TVE lançou a nova temporada dos programas ‘Curta Vídeo’ e ‘TV é Cinema’. O evento foi comandado por Luanna Esteves, do TVE Revista, e contou com a presença da nova apresentadora das duas atrações, a atriz Bárbara Colen. 

O diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, destacou que o relançamento dos dois programas, que têm como foco a valorização do audiovisual, é parte do projeto de modernização da comunicação pública, um dos pilares do Governo do Estado. 

“O governador Renato Casagrande criou a Fundação Carmélia para modernizar a gestão da TVE e da Espírito Santo FM. Estamos falando das emissoras mais antigas do Estado em atividade que, pela primeira vez na história, contam com uma infraestrutura tecnológica moderna. O sinal da TVE está em processo de interiorização, vai chegar a todo o Estado. O Centro Cultural Carmélia está sendo reformado e vai voltar a ser palco da cultura, das artes e da comunicação pública. Em breve, também, vamos fazer o concurso para a contratação de profissionais, pois é impossível fazer comunicação, criar conteúdo, sem pessoas”, disse.

Pontini prosseguiu: “Além do relançamento do ‘Curta Vídeo’ e do ‘TV é Cinema’, que são programas importantíssimos para a cultura e o audiovisual capixaba, essa noite marca também a inauguração de uma nova fase da nossa comunicação pública. Essas ações reforçam o compromisso com a nossa identidade, respeitando a memória e dando protagonismo a diferentes atores sociais, ajudando a construir um futuro mais próspero, plural e transparente, com foco nos interesses da sociedade.”

O cineasta Luiz Tadeu Teixeira lembrou das dificuldades técnicas enfrentadas pelos profissionais no início no ‘Curta Vídeo’, e comemorou os investimentos realizados atualmente na emissora. A atração, que completa 30 anos em 2025, apresenta entrevistas com atores, realizadores e pesquisadores do audiovisual, além de revelar o que ocorre nos bastidores das gravações.

Já o ‘TV é Cinema’ exibe filmes de curta, média e longa metragens, fortalecendo ainda mais o espaço dedicado à sétima arte na televisão pública dos capixabas. 

A atriz Bárbara Colen, nova apresentadora das atrações, destacou a importância dos programas diante, entre outros fatores, da dificuldade dos realizadores em dar visibilidade aos seus trabalhos.

“Há muitos filmes que são pouco vistos e a TVE abre um espaço muito importante. Estou muito feliz em ver aqui essa plateia cheia de gente que faz cinema, que ama cinema, que dá a vida pelo cinema. É muito bom que as pessoas possam fazer esse contato, isso me emociona”, afirmou a atriz Bárbara Colen durante a cerimônia.

Quem pensa e faz audiovisual tem uma relação afetiva com o ‘Curta Vídeo’. É o caso do professor universitário e cineasta Erly Vieira Junior. “Os 30 anos de ‘Curta Vídeo’ coincidem com os 30 anos em que eu acompanho o que é feito no audiovisual do Brasil e do Espírito Santo. Eu ainda era estudante quando o programa estreou e saber o que estava rolando, que outros ‘Espíritos Santos’ existiam e que eu não conhecia, foi extremamente marcante. Eu começo a aparecer no ‘Curta Vídeo’ pouco depois disso, meu primeiro filme passou há 24 anos”, pontuou. 

O cineasta destacou também o fato de as entrevistas permitirem que os profissionais falem de seus processos criativos e pontos de vista. “E ver que essa história completa três décadas é muito emocionante. Participei recentemente da gravação de um dos programas e foi muito legal poder falar do ‘Presença’, meu último filme, e também colocar outros trabalhos meus em perspectiva, neste formato que é uma entrevista, mas também uma conversa com a Bárbara”, comemorou. 

Também diretor de cinema, Anderson Bardot destaca o poder dos programas em democratizar o acesso ao audiovisual. “Já participei do ‘Curta Vídeo’ duas vezes. Um dia, quando fui comprar frutas em um mercadinho perto da minha casa, uma pessoa chegou e disse: “ei, eu te vi na TV, você trabalha com cinema!” Só a TVE para permitir um fato desses! A emissora abriu caminho para que realizadores chegassem a pessoas que não conseguem ir a um evento de cinema, que às vezes não podem se deslocar para Vitória para estar em um festival. Essa democratização de acesso do que a gente produz é essencial e hoje a única emissora de TV que cumpre esse papel é a TVE. Estou finalizando o terceiro curta-metragem e espero que no ano que vem possamos conversar no ‘Curta Vídeo’”, contou o artista. 

A nova temporada dos dois programas começa na semana que vem: o ‘Curta Vídeo’ vai ao ar às quartas-feiras, a partir de 16 de julho, e o ‘TV é Cinema’ é exibido às quintas-feiras, a partir do dia 17, ambos às 22 horas. A exibição é realizada no canal 2.1 da TV aberta no Espírito Santo e no canal da TVE no YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
 @fundacaocarmelia
 @tveespiritosanto
 @tveesportes
@espiritosantofm
Compartilhe a postagem:

– NOTÍCIAS

‘Curta Vídeo’ e ‘TV é Cinema’: TVE relança atrações que valorizam o audiovisual capixaba

Artistas, cineastas e pensadores do audiovisual participaram de evento no Cine Metrópolis. Realizadores, produtores, atores, artistas, jornalistas, publicitários, acadêmicos e…

TVE transmite, ao vivo, amistoso entre Santos e Desportiva

A partida vai ao ar nesta quinta-feira (10), a partir das 19h30, pelo canal 2.1. Nesta quinta-feira (10), o Santos,…

Todas as emoções da reta final da Copa Espírito Santo na TVE

As quartas de final têm início neste sábado (05), com o Rio Branco de Venda Nova contra a Desportiva Ferroviária. …

plugins premium WordPress