Repórteres, apresentadores, cinegrafistas e motoristas, entre vários outros profissionais, receberam Moção de Aplausos.
Todo o trabalho da equipe da TVE e da Espírito Santo FM 89.1 na transmissão do Capixabão 2025 foi celebrado na noite dessa quarta-feira (25), quando profissionais das emissoras receberam Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Vitória. A homenagem foi proposta pelo vereador Bruno Malias e foi concedida a cerca de 80 profissionais, entre contratados e terceirizados que atuam como repórteres, comentaristas, apresentadores, cinegrafistas e motoristas, entre várias outras funções.
O diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, lembrou durante a cerimônia que a ampliação da transmissão do futebol capixaba nos últimos anos e seu sucesso apenas foram possíveis com a reestruturação da comunicação pública no Estado, iniciativa do governador do Estado, Renato Casagrande.
“A TVE é a detentora exclusiva dos direitos de transmissão do futebol capixaba e a emissora que mais transmite jogos regionais em todo o País. A cada ano, investimos esforços e recursos para superar nossos próprios resultados. Esse trabalho fortalece clubes, atletas, torcedores, patrocinadores e todos que acreditam no potencial do futebol capixaba. Os estádios cheios, a audiência em constante crescimento e a visibilidade que conquistamos até fora do Espírito Santo — com transmissões em rede nacional pela TV Brasil — são provas concretas desse esforço coletivo, que envolve o talento e a dedicação de muitos profissionais. Receber esse reconhecimento é uma confirmação de que estamos no caminho certo”, comemora Pontini.
“Dá um orgulho imenso quando, no domingo, podemos sintonizar na TVE e assistir ao futebol capixaba”, disse o vereador Bruno Malias. “Essa homenagem vem do coração. Sou muito grato por tudo que o esporte me proporcionou e tenho certeza de que os profissionais da comunicação foram fundamentais na minha trajetória. Hoje, poder retribuir esse carinho como representante da cidade é uma grande alegria”, contou o vereador, tetracampeão de beach soccer.
Sobre o Capixabão 2025
Este ano, além de exibir todos os 59 jogos do campeonato na TV aberta, somando 139 horas de transmissão ao vivo, que incluiu produções especiais, como o pré-jogo das finais, a TVE permitiu que as partidas fossem vistas de qualquer lugar do mundo, com a exibição dos jogos pelo canal da emissora no YouTube.
Foram mais de 1,5 milhão de visualizações, um aumento de mais de 35% em relação ao ano passado. Outro recorde vem da exibição dos jogos na TV aberta em todo o território nacional. Este ano, foram três as partidas exibidas nas TVs de todo o País, graças à parceria com a TV Brasil, integrante da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Pela primeira vez, jogos da fase inicial do campeonato também foram veiculados em todo o território nacional, além da grande final. Além disso, foi o terceiro ano consecutivo em que a TVE transmitiu ao vivo todos os jogos da competição.
O Capixabão teve início em 18 de janeiro e somou 140 gols, uma média de 2,3 por partida. E para auxiliar a arbitragem na tomada de decisões mais justas, a TVE e a Federação de Futebol se uniram para a implantação da arbitragem de vídeo nos jogos do Capixabão. A TVE assumiu, além das transmissões, toda a operação do VAR. De forma inédita no País, a “Central do VAR” foi instalada e operada por uma emissora de TV. Ao todo, foram 38 jogos com a utilização dessa tecnologia.
Texto: Maíra Piccin
Foto: Caio Moreira